imagem

Rio Grande, 23 de setembro de 2017

English Meeting

O Programa de Educação Tutorial Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, vem desenvolvendo, desde sua formação no ano de 2011, a atividade “English Meeting”, que consiste em encontros periódicos ministrados pelos próprios discentes, de forma a capacitar os demais integrantes a um maior contato com a língua inglesa, com foco na realização de testes de proficiência, como o exame TOELF e IELTS, utilizados para obter graduação sanduíche em entidades estrangeiras. Em um primeiro momento, a atividade está sendo desenvolvida internamente, ou seja, somente para os membros do grupo. Foi optado por essa restrição quanto aos participantes, por tratar-se de um projeto piloto, no qual os próprios acadêmicos lecionam, desenvolvendo assim, a prática de docência, além de proporcionar a desinibição dos participantes, uma vez que o ambiente é informal, sem a intervenção de alguém externo ao ambiente. O English Meeting tem como objetivo desenvolver capacidades linguísticas aos petianos, através de aulas utilizando recursos multimídias, como vídeos e músicas. Também espera-se obter que os alunos revezem-se na coordenação da atividade, de forma a terem um primeiro contato com a prática de elaborar e ministrar aulas. Além disso, as aulas têm um foco preparatório às provas exigidas pelo MEC para intercâmbio estudantil.

A atividade teve início com a leitura e interpretação de artigos publicados em revistas científicas em inglês que abordavam temas provenientes dos cursos que fazem parte da formação do grupo PET Ciências Computacionais, como tecnologia da informação, automação, redes industriais e de computação e modelagem computacional de sistemas. Em nossos encontros, o foco maior está no exercício da língua, ou seja, todos os integrantes são fortemente instruídos a falar e interagir com as atividades desenvolvidas, não restringindo também o escopo do contéudo à gramática normativa. Falando de aprendizagem de uma nova língua precisamos considerar quatro aspectos  básicos para obtenção da fluência da língua, são elas: audição, fala, leitura e escrita. Esses aspectos são utilizados como modelo para mensuração da proficiência linguística, também conhecidos como habilidades comunicativas. Com o objetivo de alcançar o desenvolvimento nessas quatro habilidades as atividades propostas são acompanhadas por recursos multimídias e tecnologias de ensino diversificado para atender todas as exigências para um aprendizado produtivo e eficaz.

Foi obtido, através do projeto, uma melhora substancial na interpretação e compreensão da língua estrangeira. Alguns estudantes que obtinham pequena habilidade no idioma, hoje, com as atividades exercidas pelo grupo já conseguem ler, escrever e se expressar melhor e com maior naturalidade na nova língua em que se esta em um constante processo de aprendizado. Os encontros semanalmente ajudam os estudantes a se manterem em contato com a língua, o que nos ajuda a progredirmos em um processo constante sob a procura da fluência em tal idioma,assim como a melhora na desenvoltura oral dos membros.


2010 - 2017 -- Desenvolvido pelo Centro de Ciências Computacionais - C3