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Rio Grande, 23 de setembro de 2017

Lego nas Escolas

Estímulo à lógica de programação através do uso do kit educativo LEGO® Mindstorms

      O Programa de Educação Tutorial Ciências Computacionais (PET-C3) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), começou a desenvolver, a partir do ano de 2014, o projeto de extensão “Estímulo à lógica de programação através do uso do kit educativo LEGO® Mindstorms”, cujo público-alvo são alunos advindos do Ensino Fundamental das escolas públicas da região. O objetivo principal é de estimular o raciocínio lógico e instigar uma nova maneira de pensar, apropriando-se, de uma maneira simples e interativa, de conhecimentos de lógica de programação e robótica. A escolha do uso da robótica como objeto de ensino se deu pelo fato de ser uma temática que engloba aspectos da física e da matemática, que por sua vez são matérias que constam no conteúdo programático das escolas de Ensino Fundamental e Médio. O ensino da lógica de programação é aplicado aos alunos visando introduzir o conhecimento, mesmo que de forma sucinta, de como solucionar problemas através de uma sequência de passos definida, fazendo uso de um pensamento mais voltado à lógica matemática.  

         A motivação que deu início a essa ideia veio da necessidade de aplicarmos o conhecimento adquirido nos cursos de Ciências Computacionais à comunidade, através de um projeto de extensão. A escolha de ter como público-alvo os alunos de Ensino Fundamental deve-se ao fato de acreditarmos que quanto mais cedo esses estudantes passarem a ter conhecimento da lógica de programação, mais cedo poderão compreender o quão presente ela está no mundo ao nosso redor. 
A lógica que aprendemos com a programação expande a nossa mente de maneira a fazer com que pensemos de uma forma mais criativa e eficiente. A partir do momento que passamos a conhecer a lógica para desenvolver um simples programa que faça o robô seguir uma linha ou desviar um obstáculo, por exemplo, estamos estimulando nossa mente a pensar de maneira mais objetiva para resolver problemas. Isso pode ser aplicado a qualquer atuação no mundo real, uma vez que cada ação pode ser traduzida em uma sequência definida de passos, isto é, um algoritmo. 
         Levar essa tecnologia até os estudantes e ensiná-los a programar através do software da LEGO® é acreditar que podemos desenvolver uma atividade que fará diferença na vida desses alunos. Portanto, a principal diretriz do projeto é a de estimular o raciocínio lógico através da programação, introduzindo uma nova técnica no conteúdo programático das escolas públicas de Ensino Fundamental do nosso município. 
 
 
         
 
         O projeto continua e outras escolas estão sendo selecionadas para o curso ser implantado.
 
              

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